Impacto Social

O PPGTEG já formou mais de 120 mestres, oriundos de localidades diversas do Norte e Nordeste, contribuindo para a implantação e melhoria da Educação a Distância em instituições públicas e privadas, capacitando gestores e especialistas em tecnologias educacionais com uma formação científica na fronteira entre Educação e Tecnologia. As dissertações desenvolvidas no PPGTEG trazem a realidade da sala de aula da rede pública e privada de ensino, da infraestrutura para a execução da Educação a Distância, de novos paradigmas de aprendizagem como a aprendizagem móvel e a gamificação. Dessa forma, a formação no PPGTEG agrega valor em diversas esferas de atuação da Educação a Distância no Norte e Nordeste.

O contingente formado no PPGTEG, além de progressões de carreira, contribui para a expansão da Educação a Distância em suas instituições de origem, através da melhora da gestão de cursos, do estabelecimento de polos, da melhoria da infraestrutura tecnológica.

O programa, desde a sua concepção, tem a inovação como conceito central, uma vez que surgiu como o primeiro programa de pós-graduação para tratar a temática da Educação a Distância, apesar de ser um programa na modalidade presencial. Ao mesmo tempo, as pesquisas desenvolvidas no programa preocupam-se em trazer uma reflexão sólida e fundamentada na Educação, área de avaliação do programa.

O caráter profissional do programa origina-se na experiência que a UFRPE acumulou desde 2006 com os cursos de graduação semipresenciais que integravam os programas do Pro-Licenciatura e da Universidade Aberta do Brasil, ambos implementados pelo governo federal, visando democratizar a educação, levando o ensino superior às localidades onde esse nível de ensino não estava presente. Durante esses anos de experiência, o corpo docente observou a carência por profissionais que conseguissem compreender e propor produções técnicas e científicas que visassem resolver os desafios impostos pela educação a distância.

Dessa forma, as produções do PPGTEG trazem inovações tecnológicas e metodológicas para superar os desafios e suprir as lacunas da Educação a Distância no Brasil. O programa tem uma preocupação constante em agregar novas tendências e ferramentas educacionais, como aprendizagem móvel (m-learning) e learning analytics.

As seguintes ações exemplificam experiências inovadoras oriundas de pesquisas e dissertações desenvolvidas no programa PPGTEG.

  1. Criação do Programa IRACEMA: Sustentabilidade na Educação a Distância. O Programa tem como objetivo geral promover ações de conscientização para adoção de uma cultura sustentável, no sentido de repensar o cotidiano e voltar suas ações para uma cultura sustentável para preservação do meio ambiente.
  2. Programa de ensino, pesquisa e extensão voltado para a prevenção da cárie dentária com ações integradas com a graduação, pós-graduação, Prefeitura do Recife e Governo do Estado de Pernambuco. Esse programa prevê a formação de jovens multiplicadores para atuarem junto às comunidades, visando informar e formar quanto a prevenção da cárie dentária.
  3. Criação do evento WorkTec atrelado às disciplinas de Seminários, I, II, III e IV, com eixos temáticos atrelados às dissertações desenvolvidas no programa.
  4. Intervenções diversas em espaços escolares públicos e privados com novas tecnologias educacionais, investigando possibilidades para a melhoria do aprendizado de disciplinas cruciais como Matemática e Linguagem. Proposta de ferramentas tecnológicas voltadas à inclusão no espaço escolar (alunos com deficiência auditiva ou visual, alunos com discalculia). Dentre os tipos de ferramentas produzidas nas pesquisas desenvolvidas no PPGTEG, citamos: aplicativos móveis; redes sociais; materiais didáticos; protótipos de interfaces; sequências didáticas em ferramentas online.

Citamos a seguir alguns desses produtos, representativos do espírito de inovação em Educação que caracteriza o programa:

  • Guia para implantação de repositórios digitais de objetos de aprendizagem em instituições de ensino superior;
  • Plano de formação docente para uso de tecnologias em sala de aula: curso a distância sobre as bases, história e de sensibilização para o modelo pedagógico de escolas integrais voltado a gestores e professores da Rede Municipal de Educação do Recife;
  • Brincolife: brinquedoteca virtual, ferramenta para ensino-aprendizagem no curso de Pedagogia;
  • MEIO: My Environment is Outstanding: aplicativo móvel Android e rede social baseada em gamificação para Educação Ambiental, voltado ao ensino fundamental e médio;
  • Ecoágua: aplicativo móvel para Educação Ambiental, centrado no consumo de água Sistema de Acompanhamento de Egressos, SAE: sistema de interação IFPI/alunos/sociedade que permite um acompanhamento contínuo dos egressos do IFPI e interação com empresas e alunos para planejar de forma eficiente, eficaz e efetiva atividades de qualificação pedagógico-profissionais;
  • EDUCAPOD: aplicativo para dispositivos móveis para gerenciamento de podcasts, voltado a estudantes com deficiência visual em programas de Educação a Distância;
  • CSC - PROEDUF: Comunidade Social Colaborativa para Professores de Educação Física;

Consideramos que o caráter inovador do programa foi desafiado pela ocorrência da pandemia de COVID-19, que impulsionou todos os profissionais da educação a refletirem sobre a importância essencial da educação e a necessidade de desenvolvimento de práticas e metodologias para o ensino híbrido, ensino remoto e educação a distância. De fato, a pandemia acelerou a trajetória para o ensino híbrido e viabilizou o ensino não presencial diante da impossibilidade de frequentar aulas presenciais, inclusive para a educação básica. Mecanismos legais foram criados para possibilitar que a atividade educacional pudesse continuar com o apoio das tecnologias digitais de ensino e aprendizagem. Observamos com isso um aumento do interesse da sociedade em programas de formação/qualificação acadêmica que trate temáticas de educação com subtemas de tecnologia, metodologias, gestão e ações associadas a educação a distância e temas correlatos como modelos híbridos de ensino e práticas de educação online. Isso elevou o interesse dentro do programa a questões relacionadas à superação dos desafios impostos pela educação em tempos de pandemia.