AutoavaliaçãoEm 2019, o PPGTEG participou do II Simpósio de Avaliação Institucional da UFRPE, com o tema "A autoavaliação na ordem do dia: graduação e pós-graduação". Como encaminhamento das sugestões propostas pelos participantes do simpósio, durante a mesa-redonda “A autoavaliação e planejamento nos programas de pós-graduação”, realizou-se uma reunião com os participantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA), PRPG e Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN), a fim de traçar estratégias de ações para o desenvolvimento de um processo de autoavaliação e planejamento estratégico nos programas de pós-graduação da UFRPE. Essa ação veio em resposta à missão de implantar uma sistemática de autoavaliação no âmbito dos programas de pós-graduação proposta pela DAV/CAPES (Portaria CAPES no 148/2018).

Na sequência, o programa participou do processo de autoavaliação conduzido pela PRPG em colaboração com a CPA da UFRPE, através do envio de instrumentos a docentes e discentes, resultando no I RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRPE.

Em 2020, o PPGTEG trabalhou ativamente junto à Pró-Reitoria de Pesquisa em comissão designada para a construção de instrumentos para levantamento das condições do corpo docente e discente da universidade durante a pandemia. Esse instrumento avaliativo serviu de base para a elaboração do plano de continuidade das atividades didáticas na pós-graduação da UFRPE. Também em 2020, o PPGTEG constituiu a CAP - Comissão e Avaliação e Planejamento, que atua tanto na atualização do planejamento estratégico do programa, quanto da elaboração das estratégias de autoavaliação, e promoveu plenos docentes para reflexão conjunta sobre os principais aspectos do programa: estrutura curricular; flexibilização da presencialidade; perfil do corpo docente. Nesses três eixos, o programa identificou as seguintes necessidades:

  • a estrutura curricular deve ser modernizada com a incorporação de novas tendências educacionais, a fim de promover conhecimento atualizado na formação proposta pelo programa, bem como de reforço nos aspectos metodológicos de pesquisa em Educação a Distância, visando melhorar a qualidade das dissertações;
  • o corpo docente precisa de reforço, considerando que alguns docentes se desligaram do programa em 2019 e 2020;
  • os perfis para novos docentes devem ser cuidadosamente analisados à luz da área de concentração e objetivos do programa, bem como experiência e competência científica;
  • a presencialidade deve ser flexibilizada, através do oferecimento de parte da carga-horária na modalidade a distância, considerando que o programa recebe contingente oriundo de outros estados.

Com relação ao currículo, as reuniões plenárias de avaliação e planejamento promovidas ao longo de 2020 resultaram no desenho de uma nova grade, com ementas atualizadas, que conta atualmente com o aval do corpo docente. A possibilidade de implementação dessa atualização curricular é uma das pautas de discussão para o próximo quadriênio.

Era intenção do programa trazer novos docentes em 2020, mas as ações necessárias não prosperaram em razão de dificuldades atreladas ao período pandêmico. Essas ações permanecem em discussão para implantação no próximo quadriênio.

A CAP, partindo dessa discussão, está em processo de finalização do instrumento de planejamento estratégico para o próximo quadriênio.