Planejamento EstratégicoEm alinhamento com os planos de desenvolvimento estratégico 2013-2020 da UFRPE e da Unidade Acadêmica de Educação a Distância, o PPGTEG promoveu após sua criação a elaboração de PDI, que orientou suas ações no período 2013-2020.

O planejamento estratégico inicial do PPGTEG traz a preocupação com o desenvolvimento do programa, através do fortalecimento de suas linhas de pesquisa, publicação em periódicos, proposição de projetos de pesquisa, etc. A fim de atualizar o Plano de Desenvolvimento Estratégico do PPGTEG, o Colegiado de Coordenação Didática criou em 2020 a CAP - Comissão de Avaliação e Planejamento do PPGTEG, composta por três docentes do programa. A CAP trabalhou ao longo de 2020 com instrumentos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Planejamento da UFRPE, e está finalizando um planejamento estratégico para o próximo quadriênio, que levará em consideração as novas realidades desafiadoras na Educação. Dessa atualização, encontra-se já aprovado pelo Colegiado a identidade organizacional do PPGTEG, e uma nova matriz SWOT. Apresentamos a seguir a identidade organizacional:

  • Missão: Proporcionar formação profissional na área de Educação a Distância, a partir de estudos, pesquisas e abordagens teórico-metodológicas nos campos de Educação a Distância e Tecnologias Aplicadas, considerando fundamentos epistemológicos, pedagógicos, desenvolvimento e avaliação de recursos educacionais e tecnológicos.
  • Visão: Consolidar-se nacionalmente como programa de pós-graduação de excelência na geração de conhecimento e proposição de soluções tecnológicas e de gestão para a Educação a Distância.
  • Valores: Inovação; Ética em Pesquisa; Rigor Científico; Postura Empática; Transparência; Comprometimento.

A reflexão para a elaboração da matriz SWOT levou à identificação de desafios a serem enfrentados no próximo quadriênio. São exemplos desses desafios:

  • A reformulação do processo formativo, com atualização de ementas, proposta de novas disciplinas, reflexão em torno do balanço entre obrigatórias e optativas considerando as necessidades de formação científica do corpo discente.
  • O ingresso de novos docentes, precedido do levantamento de perfis condizentes com os novos desafios na Educação.
  • A melhoria da infraestrutura para pesquisa, como espaços de laboratório acessíveis ao programa.
  • A discussão sobre o equilíbrio entre presencialidade e atividades on-line na formação no programa.
  • A necessidade de inserção internacional, através de cooperação com grupos internacionais de pesquisa.
  • A melhoria da produção intelectual dos discentes, especialmente em veículos internacionais.

A elaboração do planejamento estratégico do PPGTEG para o novo quadriênio enquadrou-se em ação promovida, em 2020, pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), de elaboração/atualização do planejamento estratégico (PE) dos programas de pós-graduação da UFRPE, em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN). A PROPLAN, como promotora da cultura de planejamento na UFRPE, atua em parceria com diversas unidades organizacionais da universidade na construção de processos de PE. A atuação de orientação e parceria respeita a missão da PROPLAN de “contribuir para o desenvolvimento institucional, promovendo uma gestão de excelência e o pensar estratégico, de modo eficiente e articulado”. A PROPLAN promoveu dessa forma ao longo de 2020 encontros síncronos com grupos de trabalho dos diversos programas de pós-graduação da UFRPE, e disponibilizou diversos instrumentos de orientação além de planilhas e formulários, de forma a uniformizar os instrumentos de PE sendo desenvolvidos pelos diversos programas. Foram realizados 16 encontros de planejamento estratégico entre a CPDI/PROPLAN e os PPG, totalizando cerca de 40 horas de orientações fornecidas virtualmente para mais de 30 programas de pós-graduação. Mais de 100 representantes, entre docentes, discentes e técnicos tiveram contato com a CPDI/PROPLAN sendo orientados sobre planejamento. O PPGTEG participou dos encontros síncronos e adequou seu PE aos instrumentos da PROPLAN.